O tipo de preservativo mais popular e acessível é o masculino (externo), que é colocado num pénis ereto logo antes do sexo. O preservativo masculino é uma forma antiga de contraceção e proteção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).
Preservativo Feminino
Embora não sejam tão conhecidos, os preservativos femininos também existem. São colocados dentro da vagina e alguns podem também ser usados em sexo anal.
Como funciona?
O preservativo feminino pode ser inserido na vagina até oito horas antes das relações sexuais. A maioria dos modelos disponíveis comercialmente têm um anel flexível em ambas as extremidades – um anel interno para segurar o preservativo dentro da vagina e um anel externo para impedir que o preservativo seja empurrado para dentro da vagina. O anel externo também cobre parte da vulva.
Por que usar?
Os preservativos femininos são muitas vezes feitos de poliuretano ou nitrilo, materiais que são seguros para pessoas alérgicas ao látex. Outro benefício dos preservativos femininos de poliuretano ou nitrilo é que podem ser usados com todos os tipos de lubrificantes.
Quais são as vantagens de usar preservativo feminino?
. Pode ser usado na hora que for necessário, ou colocá-lo previamente.
. Pode estar sempre na mala da mulher, não é necessário esperar que o homem tome essa decisão.
. Não é afetado por outras medicações.
. Pode ser usado durante amamentação.
. Não contém hormonas.
. Protege contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Dica para usar preservativo feminino:
É verdade que estes preservativos podem, por vezes, fazer sons inesperados durante o sexo. Tente adicionar mais lubrificante e certifique-se de inserir o preservativo 20 minutos antes de iniciar a relação, para que ele se fixe às paredes da vagina. Permitir esse tempo extra de aderência também pode proporcionar uma sensação mais natural ao sexo.