Sexo Anal: Tudo o Que Precisas Saber

O sexo anal tem vindo a conquistar um lugar de destaque na vida sexual de muitos casais, seja pela busca de novas sensações ou pela intensificação do prazer. Apesar de ainda gerar dúvidas e tabus, a informação correcta é a chave para desfazer mitos e garantir experiências prazerosas e seguras. Neste guia completo, vais encontrar tudo o que precisas de saber sobre o sexo anal: os benefícios, os riscos, as melhores posições e os brinquedos mais indicados.

Compreender o prazer anal: Anatomia e fisiologia
O prazer anal é real e tem base na anatomia humana. O ânus é uma região extremamente rica em terminações nervosas que emergem da coluna sacral e partilham ligações sensoriais com os nervos que inervam o pénis, o clítoris e as restantes zonas genitais.
Nas mulheres, a estimulação anal combinada com a penetração vaginal, o ponto G e o clítoris pode ampliar intensamente as sensações. Nos homens, a penetração anal permite a estimulação directa da próstata, responsável por orgasmos intensos que muitos descrevem como ainda mais potentes do que o orgasmo peniano tradicional.
Boas Práticas para uma Experiência Segura
Higiene

Na indústria pornográfica, as atrizes usam laxante de aplicação local, mas se ambos os parceiros fizerem a higiene externa adequada, já ajuda bastante. É importante lembrar que o uso de duchas anais pode ser uma opção para uma limpeza mais profunda, mas deve ser feito com cuidado e moderação para não irritar a mucosa anal.
Lubrificante anal – muito!

O sexo anal é seguro, indolor e prazeroso desde que sejam tomadas algumas precauções. O ânus e o reto não são naturalmente lubrificados como no caso da vagina, por isso não há que poupar no que toca a um bom lubrificante adequado para o efeito. É preciso usar em grandes quantidades antes do ato, isto para evitar uma penetração dolorosa.
Os lubrificantes anais têm maior densidade do que os lubrificantes comuns, proporcionando uma lubrificação mais duradoura e eficaz.
Nunca usar óleo de bebé, vaselina, manteiga, azeite! Nenhum destes produtos é adequado e pode provocar alergias e infeções em ambos. Não faças como Marlon Brando no clássico filme erótico “Último Tango em Paris”, ok!

Preservativo
Recomenda-se sempre o uso de preservativos de látex, para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, o uso de preservativos facilita a limpeza após o ato e pode ser combinado com lubrificantes específicos para uma experiência mais confortável.

Relaxantes
Em creme, spray ou serum os relaxantes anais são formulados para facilitar o caminho para o prazer anal. Eles contêm um anestésico leve, que aumenta o conforto durante a penetração. Ideal para iniciantes que desejam explorar esta prática com mais segurança e menos desconforto.

Primeiro vaginal, depois anal
NUNCA iniciar pelo sexo anal e passar em seguida para a penetração vaginal, a não ser que tenham usado preservativo ou que o pénis tenha sido lavado previamente. O ânus contém bactérias que, se introduzidas na vagina, podem provocar infeções graves.
Riscos
Infeções
O ânus e o reto, como referimos anteriormente, contêm uma concentração elevadíssima de micro-organismos passíveis de provocar infeções. A falta de higiene ou o uso inadequado de objetos pode aumentar esse risco.
Danos físicos
O ânus e o reto são estruturas do corpo frágeis que não estão preparados naturalmente para a penetração, sendo compostos por uma membrana mais fina, logo mais vulnerável a infeções. Daí a importância de lubrificar bem a zona antes e proceder com cuidado durante a penetração.
DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis e outros bichinhos
Como em todo o ato sexual, caso não te previnas, existe sempre o risco de seres infetado ou de infetares alguém. Além do HIV, outras doenças podem ser transmitidas através do sexo anal, como o papilomavírus humano, hepatites, amebíase, gonorreia, herpes, sífilis e até tuberculose.
Usar preservativo durante o sexo anal é OBRIGATÓRIO pela tua saúde. Fica o alerta também para os aficionados do famoso “beijo grego” (prática de beijar, lamber e acariciar o ânus com a boca e a língua). Por isso, antes de começar qualquer carícia, é importante fazer uma boa higiene do ânus para eliminar o máximo de resíduos, já que a região é repleta de bactérias.
Por onde começar?

Relaxa. Qualquer medo ou tensão interior vai comprometer o teu nível de descontração, por isso o melhor será mesmo descontraírem e apostarem nuns bons preliminares. Se és iniciante, usar os dedos é sempre a melhor maneira de começar, na verdade um dedo. Experimenta que o teu parceiro(a) introduza um dedo no ânus nos preliminares a par por exemplo com sexo oral ou enquanto fazem sexo vaginal e mantenham esta prática até te sentires completamente à vontade.
Quando começar?
Em matéria de sexo tudo deve ser consentido, sem coerção, manipulação ou promessas, isto é ambos os elementos do casal devem decidir em conjunto aquilo que pretendem experimentar/explorar de novo e cada parceiro deve estar à vontade com essa decisão. O sexo anal não é excepção. Seja passivo ou ativo o parceiro(a) deve avançar para a prática do sexo anal sem medo mas, caso sinta algum desconforto deve parar de imediato.
As melhores 4 posições para sexo anal
Lateral

Perfeita para iniciados e óptima para a penetração, esta posição permite que tanto o homem como a mulher alcancem outras zonas erógenas como o clítoris favorecendo o relaxamento e a excitação da mulher.
Bruços

Uma das favoritas dos amantes desta prática, a posição de bruços fornece uma estimulação intensa partilhada pelos parceiros, devido à sensação de maior aperto.
Mulher em cima

Esta é a posição que dá mais controle para a mulher, ela penetra conforme vai relaxando. Se nunca fez sexo anal esta é uma boa opção para começar!
De quatro

Ao contrário do que se possa pensar esta posição requer alguma experiência, já que é o homem quem controla a intensidade e a velocidade da relação. Há quem fique a detestar sexo anal porque foi esta a posição que experimentaram da primeira vez.
Brinquedos eróticos para prazer anal
Como referimos a região anal é sensível e pode proporcionar imenso prazer quando estimulada. Existem brinquedos no mercado cuja premissa é intensificar e levar mais além esse prazer.
Plugs anais

Com diferentes formas e feitios, mais discretos ou mais exuberantes existem inúmeros modelos disponíveis para estes brinquedos. Permitem a quem o usa que seja estimulado de forma contínua. Na mulher enquanto existe penetração vaginal ou estimulação do clítoris e ao homem durante o sexo oral. Existem modelos inclusive com controle remoto e vibração o que permite alguns momentos divertidos entre o casal. Ideais para quem tem medo de sentir dor durante a penetração, os plugs anais ajudam à dilatação anal preparando o terreno para o prazer naquela zona do corpo. Podes usá-los várias vezes para experimentar a sensação antes de decidir praticar sexo anal.
Strap-ons

A dupla penetração para algumas mulheres é algo super prazeroso. Para conseguir esse efeito existe uma solução – o strap-on. Trata-se de um brinquedo erótico, uma espécie de cinto que é colocado nos quadris com um dildo acoplado. Há modelos com anéis penianos incorporados e que podem ser usados pelo homem. Estes brinquedos podem ainda levar mais longe a relação do casal já que podem também ser usados pela mulher no homem.
Vibradores anais

Para quem deseja desfrutar do prazer anal este tipo de brinquedos eróticos são uma grande alternativa. O vibrador anal pode usar-se sozinho, para uma masturbação que inclua a estimulação anal ou em casal para experimentar a dupla penetração. Diferem na grossura e no comprimento em relação aos vibradores vaginais pois foram especificamente desenhados para a zona do ânus.
Bolas anais

Ideais para pessoas que nunca experimentaram a estimulação anal estas bolas são introduzidas progressivamente e vão aumentando de tamanho.
Estimuladores de próstata

Estimulador de Próstata Super Pete
Este brinquedo também é utilizado para a penetração anal. Os estimuladores de próstata têm vários benefícios chegando diretamente à próstata estimulando-a, ao ponto do homem obter orgasmos intensos e mais potentes. Pode ser usado em simultâneo com a penetração à semelhança de um plug.
Conclusão: Sexo anal é prazer, respeito e responsabilidade
Explorar o sexo anal pode ser uma experiência profundamente prazerosa e enriquecedora. O segredo está em respeitar os limites, comunicar sempre, cuidar da higiene, usar preservativo e apostar na lubrificação.
Vive a tua sexualidade de forma consciente, segura e prazerosa!