Poliamor – quando o amor chega e sobra
Quando se procura a palavra, rapidamente vamos ter à página da Wikipedia. E lemos: Poliamor (do grego πολύ – poli, que significa muitos ou vários, e do Latim amor, significando amor) é a prática, o desejo, ou a aceitação de ter mais de um relacionamento íntimo simultaneamente com o conhecimento e consentimento de todos os envolvidos, não devendo no entanto ser confundido com pansexualidade.
Para quem nunca ouviu falar, o poliamor é uma relação amorosa consensual que envolve mais do que um parceiro. Podem ser dois homens e uma mulher, pode ser o inverso, pode ser um grupo de mais pessoas. O essencial é que as partes mantenham relações íntimas e que isso – ao contrário da velha arte de enganar os outros – seja sabido, aceite e partilhado pelos envolvidos. A filosofia por trás da prática é ampliar o potencial humano para além do velho e possessivo amor romântico, heróico, convencional, exclusivo, indissolúvel que nas histórias uniu Marco António e Cleópatra, Romeu e Julieta, Tristão e Isolda…
Quem teoriza ou pratica o poliamor defende que nós, como espécie, deveríamos superar o estágio do ciúme para melhor desfrutar da nossa sexualidade e das nossas múltiplas inclinações amorosas.
Então vamos lá tentar perceber isto do poliamor, com um pequeno léxico ilustrado:
Triângulo – O envolvimento amoroso em trio é chamado de “triângulo”. Acontece quando as três pessoas têm relações iguais entre si e todos interagem.
Formato em “V” – Uma pessoa tem relacionamento com outras duas – ela é chamada de “pivô”. As outras duas não mantêm relação entre si – são chamadas “braços”.
Formato em “T” – Quando três pessoas namoram, mas duas têm um relacionamento mais forte entre si: ocorre, em geral, quando um casal agrega uma pessoa.
Quarteto – Há também os “quartetos”, ou “quadras”, compostos por quatro mebros. Pode existir relação entre duas ou mais pessoas do grupo.
Quadrado – O quadrado é quando todos se relacionam directamente. Podem envolver homens ou mulheres e normalmente todos são bissexuais.
Quadra em “N” – As quadras em “N” envolvem dois homens e duas mulheres e apenas elas são bissexuais e se relacionam entre si.
Ver outros tipos de relações entre casal aqui:
+ Poliamor e as outras relações entre casais
Caso pretenda adquirir um produto: