Mythbusters: fazer sexo com o período é seguro?

Mythbusters: fazer sexo com o período é seguro?

Neste artigo da vibrolândia – Sex Shop e Loja Erótica Online – vamos desmontar um dos mitos mais comuns que atravessa tempos, lugares e gerações: o de que fazer sexo com o período não é seguro. Essa é uma ideia arcaica e ultrapassada, embora seja um mito presente e castrador em muitas culturas. O sexo com período não só não faz mal, como até pode ser excelente. Com algumas nuances, claro. Vamos conhecê-las?

O período menstrual, ou a menstruação, é uma das fases do ciclo menstrual feminino, um processo natural que ocorre no corpo de uma mulher em idade fértil. A manifestação mais evidente do período, que dura entre 3 a 7 dias, é o sangramento vaginal. O período traz também outros sintomas associados, como indisposição, cólicas e inchaço.

Nos casos em que estes sintomas estão muito acentuados e se a mulher não se sentir, por isso, confortável, ou se não estiver com disposição, fazer sexo com período pode não ser a melhor ideia do mundo. Nada disto quer dizer que fazer sexo com o período faz mal. Pelo contrário, há relatos de mulheres que indicam que fazer sexo com período pode ajudar a alivar as cólicas. Essa ideia é suportada pelas evidências de que as atividades física, como o sexo, podem ajudar nas cólicas. Acrescente-se ainda que o orgasmo, ao libertar uma onda (da Nazaré, digamos) de endorfinas, ajuda a reduzir a dor. Os benefícios do nosso hormónio de bem-estar são mais uma prova de que fazer sexo com período não só não faz mal, como pode até fazer bem. 

Além disso, o sangue pode trazer mais lubrificação à relação sexual. Durante o ciclo menstrual, os níveis de estrogénio estão mais baixos, o que reduz a lubrificação natural. É sempre útil ter um lubrificante à mão, mas neste caso pode não ser necessário. Muitas mulheres referem também que durante este período ficam com mais vontade de fazer sexo. Assim, fazer sexo com período é seguro e divertido, tão divertido quanto uma relação fora desse período. A diversão pode ir além da penetração pura e dura. 

Fazer sexo oral com o período

Por exemplo, fazer sexo oral com o período com o período é perfeitamente possível. Estamos a falar, claro do caso que importa para este artigo: a mulher receber sexo oral. Se o escorrimento de sangue é uma preocupação, pode sempre usar-se um tampão ou um copo menstrual. O sexo oral deve concentra-se no clitóris, o que reduz a possibilidade de escorrimentos de sangue para a boca. Assim, fazer sexo oral com o período é seguro e bom. Neste momento, é relevante voltar a frisar: dizer que fazer sexo com o período é perigoso e fazer sexo com o período faz mal são mitos.

Fazer sexo com o período pode engravidar?

Uma das perguntas mais recorrentes sobre fazer sexo com o período está relacionada com a gravidez. Apesar do processo de descame do endométrio, tecido que cobre o útero —e que provoca o sangramento vaginal — dificultar que um embrião se implante no útero, bem como o facto do processo de ovulação já ter passado, é improvável, mas não impossível, que uma gravidez aconteça, até porque o ciclo menstrual pode ser irregular e os espermatozoides podem sobreviver dentro do corpo até cinco dias. Portanto, deve usar-se um método contracetivo, como a pílula ou um preservativo

Fazer sexo com o período pode transmitir DST?

Outro motivo para se usar proteção sempre é porque quaisquer fluídos corporais ou sangue podem transmitir Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Com isto não se quer dizer que fazer sexo com o período é perigoso, porque o mesmo se aplicaria a sexo fora desta fase do ciclo menstrual. Assim, não é verdade dizer que fazer sexo com o período faz mal devido às DST. 

Fazer sexo com o período é sujo?

Dependendo do fluxo de sangue, pode até não ser nada sujo. Se o fluxo estiver mais intenso, a opção é colocar uma toalha na cama.

Em resumo, sexo com período é ótimo e recomenda-se. Havendo disposição, claro, é possível fazer tudo o que se faz noutras fases do mês como, por exemplo, fazer sexo oral com o período. Devem ser tomados alguns cuidados contracetivos, como sempre, relativamente às DST e quanto à possibilidade de engravidar. As ideias de que fazer sexo com o período faz mal e fazer sexo com o período é perigoso não têm qualquer aderência à realidade. Podesse fazer sexo com o período? Pode-se e deve-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Seleccione um ponto de entrega

Este site contém imagens e conteúdos exclusivamente para adultos. Se você não atingiu a idade de 18 anos ou se este tipo de conteúdo o ofende, não prossiga