Anorgasmia

O orgasmo não é necessariamente a parte mais importante de uma relação sexual, mas a condição de anorgásmica pode afetar a autoestima. Se você está passando por isso, saiba que não está sozinha: a Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) estima que o problema atinja entre 15% e 30% das mulheres no Brasil.

A anorgasmia é caracterizada pela dificuldade em atingir o orgasmo, mesmo que haja interesse sexual. A condição é muito mais comum entre mulheres que, conforme indicam estudos, representam entre 50% e 70% dos casos. Isso quer dizer que a excitação e o desejo existem, mas algo os bloqueia na hora do clímax.

Como descobrir se você é anorgásmica

Inicialmente, é necessário entender que a anorgasmia pode ter origem física, hormonal ou emocional. A questão orgânica, que causaria a condição de anorgásmica à mulher por conta de doenças, disfunções hormonais ou má-formação congênita é rara: representa apenas 5% dos casos.

Isso significa que ela ocorre, principalmente, devido aos fatores psicossociais. Nesta categoria, a dificuldade de atingir o orgasmo pode estar ligada a questões como medo de engravidar ou de ser abandonada, falta de intimidade com o próprio corpo ou o do parceiro, exigência em excesso consigo mesma, experiências traumáticas e tensão corporal.

A lista não para por aí: crendices, falta de informação, tabus, baixa autoestima, depressão e ansiedade também podem ter ligação direta com o quadro de anorgasmia. Como esses problemas representam 95% das ocorrências, pode-se dizer que é bem provável que você não seja anorgásmica, mas sim que está passando por um período difícil.

Uma alternativa para descobrir se por trás do problema estão fatores orgânicos ou psicológicos é o autoconhecimento, uma prática sugerida pelos médicos. A masturbação pode ajudar verificar o que você realmente gosta e o que não agrada. Assim, a autoestima é resgatada. (Continuar a ler em Doutíssima)

Poderá conhecer a nossa loja em:

+Vibrolandia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Seleccione um ponto de entrega

Abrir o chat
1
Em que podemos ajudar?
Scan the code
Olá! Por favor leia as nossas FAQ: https://vibrolandia.com/faq/
Caso a sua questão não tenha sido esclarecida clique no botão abaixo.
Este site contém imagens e conteúdos exclusivamente para adultos. Se você não atingiu a idade de 18 anos ou se este tipo de conteúdo o ofende, não prossiga