12 razões porque as pessoas se apaixonam

Talvez você não esteja apaixonado agora, mas é bem possível que, em algum momento da sua vida, uma pessoa especial tenha chamado a sua atenção, feito seu coração sambar miudinho e enchido o seu estômago de borboletas. Pense na última vez que você se sentiu assim e tente responder: o que aquela pessoa tem de especial que fez com que você se oferecesse para beijar o chão por onde ela passava? E, se deu namoro, o que ela viu em você?

Era o sorriso? A inteligência? A pintinha charmosa no canto da boca? A barba por fazer? O estilo de se vestir? Na verdade, pode ser tudo isso, assim como é bem possível que você se apaixone por alguém – e vice-versa! – por alguns motivos meio bizarros, mas já comprovados pela ciência.

Confira a seguir alguns truques psicológicos que fazem com que duas pessoas se apaixonem:

1 – QUANDO OS DOIS SÃO MUITO PARECIDOS MESMO

Aquela coisa de que “os opostos se atraem” pode até ser meio bonita, na teoria, mas na prática as coisas são diferentes. A verdade é que nos sentimos melhor quando estamos ao lado de alguém que conosco se parece e, em termos de relacionamento, tendemos a nos sentir mais seguros em longo prazo se vivemos ao lado de alguém com quem sejamos mais parecidos.

2 – QUANDO VOCÊ SE PARECE COM A MÃE OU O PAI DA PESSOA AMADA

O psicólogo David Perrett conduziu uma pesquisa que descobriu um fato que deixaria Freud orgulhoso: se você é mulher, heterossexual, e acaba conhecendo um cara que tem traços que o deixa parecido com o seu pai, é bem possível que você comece a gostar desse homem. O contrário também é válido.

Entre esses traços, os que parecem ter mais influência no nível de atração são a cor do cabelo e a cor dos olhos. Além disso, os pesquisadores descobriram que mulheres cujos pais tinham mais de 30 anos quando elas nasceram eram as que menos se importavam se o parceiro aparentava ser jovem ou não – em vez disso, elas eram atraídas pelos detalhes do rosto masculino. O contrário acontece com as moças cujos pais tinham menos de 30 anos quando elas nasceram – para essas, a idade do pretendente era importante.

3 – QUANDO O CHEIRO É O CERTO

Uma pesquisa realizada pela University of Southern California revelou que mulheres ovulando preferem o cheio de camisetas usadas por homens com altos níveis de testosterona. Quando estão no período fertil, as moças também se sentem mais atraídas por homens que têm o rosto “quadrado”.

4 – QUANDO AS MÃOS FICAM ABERTAS E O TRONCO, INFLADO

Não há como negar: não apenas o seu corpo fala como às vezes o que ele diz vale mais do que o seu próprio discurso. Mãos nos bolsos e ombros caídos passam a ideia de que a pessoa não está interessada – o contrário, óbvio, dá uma impressão mais animadora.

5 – QUANDO TEM OLHO NO OLHO

A psicóloga Joan Kellerman, da University of Massachusetts, realizou uma pesquisa divertida e fez com que 72 universitários que não se conheciam se posicionassem em pares e permanecessem fazendo contato visual com a pessoa à sua frente durante dois constrangedores minutos.

O resultado? Todos disseram que perceberam que seus sentimentos afetivos com relação à pessoa com a qual fizeram a prova aumentaram. “Isso sugere que longos períodos de contato visual podem conectar você a alguma pessoa e até mesmo acender sentimentos de amor dentro de você por uma pessoa que você não conhecia previamente”, explicou Kellerman.

6 – QUANDO VOCÊ ESCOLHE A BEBIDA CERTA

Calma aí, que a gente explica. Tudo começou quando John Bargh, psicólogo de Yale, resolveu fazer uma de suas experiências comportamentais. Nesse caso, cada participante era convidado a escolher entre uma bebida quente ou uma gelada e, ao mesmo tempo, dizer se a personalidade dos outros participantes era quente ou fria.

Aqueles que ficaram com a bebida quente avaliaram a personalidade dos outros participantes como quente também, afinal seus cérebros já estavam condicionados a pensar dessa maneira. Ou seja: se a pessoa que estiver com você tomar um chocolate quente, por exemplo, é bem possível que ela te considere uma pessoa mais calorosa. A dica, portanto, é: no seu próximo encontro, nada de suco, sorvete ou chope geladinho!

(Continuar a ler em O melhor da semana)

Poderá conhecer a nossa loja em:

+Vibrolandia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Aviso! Este site contém imagens e conteúdos exclusivamente para adultos. Se você não atingiu a idade de 18 anos ou se este tipo de conteúdo o ofende, não prossiga